sábado, 16 de fevereiro de 2013

Por: Clebson Melo.
Fonte: site dos Mochileiros.com

Imagem
Único vulcão extinto do Brasil o Pico do Cabugi também conhecido como Serra do Cabugi ou Serrote de Itaretama (mas nós chamamos mesmo de Pico do Cabugi) está situado nas proximidades do município de Lajes. Possui 590 m de altitude que pode ser conquistado em 1:30 h de subida. Não é necessário ser um montanhista experiente e nem utilização de equipamentos especializados para sua conquista mas recomendamos o uso de capacete para evitar ser atingido por alguma pedra que por ventura possa rolar.
A subida inicia em um trecho plano que logo passa a ser um aclive acentuado em certos trechos e um pouco cansativo. Ao final do aclive você encontrará um enorme reservatório de água que faz parte de uma das estações elevatórias do aqueduto que leva água da Lagoa do Bonfim próximo a Natal às regiões secas do RN.
Após o reservatório há mais um pequeno trecho de subida mais leve, em seguida uma enorme área plana e você entrará em uma trilha a esquerda de mata mais fechada em direção ao Pico.
Ao fim desta trilha você encontrará o início da trilha de subida ao pico onde as pedras características de origem vulcânica serão suas parceiras e base até o topo. Tenha muito cuidado para não cair, pois em muitos trechos você estará dando pequenos saltos de pedra em pedra.
Siga para a direita seguindo pela trilha de pedra que está bem visível até uma curva de quase 180 graus para a esquerda.
ATENÇÃO: a partir deste ponto siga reto mirando o cume. NÃO siga pela trilha que vira os quase 180 graus à esquerda; esta acaba logo mais a frente e a subida passa a ser sem rumo até o pico.
Seguindo reto o caminho é “sem trilha”, mas mirando o cume mantenha o rumo. Alguns trechos são um pouco mais verticais, mas de fácil transposição. Durante esses trechos mais verticais “aparecerá” outra trilha a direita que leva ao cume. A partir daí é só festa. A trilha faz a volta na montanha até o topo.
Você tem duas opções para subir o Cabugi:

1. Subir e voltar no mesmo dia – neste caso quanto mais cedo iniciar a subida, melhor! Lembre que o Nordeste é quente e você estará em pleno sertão! Portanto o ideal seria iniciar as 06h00min h da manhã e iniciar a descida as 09h00min h. Leve bastante água, um bastão para ajudar a equilibrar nas pedras, use boné, camisa de manga longa e passe protetor solar.
2. Subir, pernoitar no topo e descer no dia seguinte – minha opção preferida. Tanto faz lua cheia ou nova. Na primeira opção além da beleza da lua você terá luz extra e o uso da lanterna é quase dispensável. Na segunda a lanterna é fundamental, mas a falta da luz da lua revela um extraordinário céu estrelado quando podemos avistar pequenos cometas (estrelas cadentes). Inicie a subida às 14h00min h. Ainda estará quente, mas com o decorrer do tempo o “sol esfria” e você chegará a tempo de presenciar um belo pôr-do-sol no horizonte. Para o pernoite além dos itens citados na opção bate e volta leve uma mochila média com roupas para a noite (faz um pouco de frio), proteção para chuva, comida, mínimo de 2 l de água por pessoa, lanterna com pilhas e pilhas extras, primeiros socorros, telefone celular, saco de dormir ou cobertor, isolante térmico para acolchoar o chão e uma lona para forrar. Além disso bons companheiros de aventura são essenciais.

Como chegar:
Saindo de Natal a partir do Natal Shopping siga pela BR-101 até o viaduto de Parnamirim e continue pela BR-304 em direção a Fortaleza. A partir do Natal Shopping são 134 km de estrada até o acesso ao Pico na BR-304 após a cidade de Lajes. Deixe o carro no terreno perto do início da subida ou em um posto de apoio da Viação Nordeste (você precisará de um transporte até o local de acesso ao pico na BR-304). Além desse ponto de apoio da Viação Nordeste, atravessando a rodovia logo em frente há um restaurante simples e barato que serve comidas regionais.
O vídeo abaixo mostra bem como é a subida e a geografia do lugar: